Sobre a Tuiuti

História

De um pequeno curso preparatório para exames de admissão ao antigo ginásio à consolidação como uma das maiores instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. Essa é a trajetória da Universidade Tuiuti do Paraná, uma instituição com mais de 50 anos dedicados à educação.

A trajetória de mais meio século da Tuiuti foi traçada pelo ideal de seu fundador, professor Sydnei Lima Santos, falecido em 2001, e em torno de uma filosofia que é, acima de tudo, um norte: a Promoção Humana.

O embrião foi o Curso Tuiuti, fundado em 1958, em Curitiba, pelo oficial da arma da Infantaria, professor e educador, Sydnei Lima Santos. Sempre ao lado da esposa, Maria de Lourdes Rangel Santos, dedicou boa parte da vida à formação de gerações de estudantes e a construção da Universidade Tuiuti do Paraná. Por mais de duas décadas a Tuiuti foi a única instituição educacional do Paraná a oferecer ensino pré-escolar; de 1º e 2º graus e ensino superior.

O nome Tuiuti foi dado em homenagem à Batalha Tuiuti, ocorrida em 24 de maio de 1866, e ao dia da Infantaria do Exército Brasileiro.

Em 7 de julho de 1997, por meio de um decreto do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, foi criada a Universidade Tuiuti do Paraná. A primeira universidade particular de Curitiba nasceu com 17 cursos e uma orientação: “Tecer a alma da Universidade do Terceiro Milênio”.

A transformação em Universidade permitiu um salto no desenvolvimento de pesquisa em consonância com o ensino e extensão. Foram criados os programas de Mestrados em Comunicação e Linguagens, Educação e Distúrbios da Comunicação, que em 2006 tornou-se também programa de Doutorado.

O legado do professor Sydnei Lima Santos continua sendo honrado pela Tuiuti com a filosofia adotada pela instituição, que não se contenta apenas em formar bons profissionais para um mercado em constante transformação. A Tuiuti vai além.

Com seu exemplo de comprometimento social, indica caminhos aos futuros profissionais e cidadãos, por meio de projetos pedagógicos consistentes e programas permanentes de extensão que cumprem um papel social na comunidade.

Atualmente a Tuiuti realiza mais de 120 mil atendimentos a população por ano. Já a contribuição científica é produzida por 60 professores pesquisadores que alcançaram o significativo número de 5.000 artigos publicados.

Missão, Visão e Valores

Missão: Produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuarem como agentes de transformação.

Visão: Consolidar-se como universidade comunitária regional de excelência, por meio do reconhecimento de sua qualidade, valores acadêmicos, seu compromisso social e suas ações inovadoras e sustentáveis.

Valores:

  • Compromisso com o desenvolvimento regional;
  • Respeito à identidade, à diversidade e à equidade;
  • Compromisso com a qualidade acadêmica e a sustentabilidade;
  • Gestão colegiada e planejada;
  • Inter e multidisciplinaridade;
  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Autonomia didático-científica;
  • Inovação e responsabilidade;
  • Justiça, ética e cidadania.
  • Nosso Campus

    A Universidade Tuiuti do Paraná está presente no município de Curitiba

    Nossos diferenciais

    +50

    anos de tradição em ensino, pesquisa, extensão e inovação.

    01

    campus no município de Curitiba

    +81

    mil alunos formados pela Tuiuti

    84%

    dos professores são mestres ou doutores

    Estude onde, quando e como quiser.

    Economize com custo de transporte e alimentação

    A certificação do curso EAD é igual ao de cursos presenciais;

    Ensino dinâmico e autônomo

    O próximo passo na sua carreira: Especialização e MBA on-line

    Inscreva-se